Cristo Luz - Azul pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo



No 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.

O Brasil fez o maior evento de sua história para a data no ano passado (2012) em todos os Estados. Em todo o mundo vários cartões-postais, como o Empire State Building (nos Estados Unidos), a CN Tower (no Canadá) entre outros, ficarão iluminados na cor azul — é o movimento mundial chamado "Light It Up Blue", iniciado pelos estadunidenses. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A ideia é iluminar pontos importantes do planeta na cor azul para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.

Na noite do dia 2 de abril, o monumento Cristo Luz, excepcionalmente, ficará iluminado com apenas uma cor. O monumento, que diariamente apresenta um show de luzes e cores no céu de Balneário Camboriú, vai permanecer iluminado apenas na cor azul para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário