Dia do Orgulho Autista

Por que “Orgulho Autista”?Apoiamos a idéia de um grupo de autistas norte-americanos que pedem respeito. Conseguindo vencer suas próprias limitações, eles lançam um apelo: “Não nos tratem como doentes”. Somos diferentes, sim. Mas não precisamos de remédio ou de cura, mas de uma chance de sermos nós mesmos.
Somos familiares de pessoas autistas e profissionais que trabalham com elas, alguns autistas que tiveram a oportunidade de se desenvolver também assinam este panfleto. Sabemos que sua maior necessidade é serem respeitados, aceitos e incluídos na sociedade.


O Dia do Orgulho Autista começou a ser celebrado em 18 de junho de 2005.

É uma celebração da neurodiversidade dos indivíduos do espectro autista, para promover o conceito de que aqueles identificados como autistas não sofrem de um mal patológico, assim como quem tem a pele escura não sofre de uma doença de pele.




Os defensores do Orgulho Autista acreditam que a noção de pureza racial, em termos de raça humana como um todo, permeia a ciência médica, que parece refletir uma crença de que todo o cérebro humano seria idêntico. Os defensores do orgulho autista alegam que a noção de que haveria uma estrutura ideal e, por isso, desejável para o cérebro humano leva muitos praticantes da Psiquiatria a assumir que qualquer desvio requer uma "cura" para conformar à norma neurotípica. Acreditam que, no mínimo, deveria haver maior respeito para com os membros da comunidade autista como indivíduos únicos. 


O Dia do Orgulho Autista espera dar início ao processo de educação e ativismo, com as metas de promover os direitos humanos básicos dos autistas e criar um lugar válido para a voz e os talentos desses indivíduos na sociedade moderna.  

Abracemos esta idéia. Façamos do dia 18 de Junho, no Brasil, um dia de ACEITAÇÃO das características do indivíduo autista tais como são, e de RESPEITO, porque todo indivíduo merece, inclusive o autista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário